Fórmulas no Excel - O que é, Para que serve e Onde são usadas

Este é o tutorial inicial da seção de Fórmulas de nosso Curso de Excel, que é, sem dúvidas, um dos assuntos mais importantes e usados no estudo de Microsoft Excel, em qualquer versão deste.

Também um dos assuntos que mais geram dúvidas e que os alunos possuem bastante dúvidas e dificuldades. Mas, claro, nós do Curso Excel Progressivo iremos explicar tudo sobre Fórmulas para você, aos poucos, sem pressa, com muitos detalhes, informações e passo-a-passo.

Se estudar e se dedicar bem as nossas aulas de Fórmulas no Excel, certamente você irá dominar bem este importante assunto, se tornando um profissional diferenciado, e isso irá ajudar você em sua carreira. E muito.
Como aprender a usar Fórmulas no Excel
Exemplos de Fórmulas no Excel


Fórmulas no Excel - O que são ?


A palavra computador vem do verbo computar, que significa contar.
E é para isso que serve um computador (seja um PC, tablet, mobile etc): contar, fazer cálculos.
Em 1 segundo de cálculos, alguns computadores mais potentes podem fazer mais cálculos que todos os seres humanos da face da terra fariam durante todas suas vidas.

O que isso tem a ver com Excel e com fórmulas?
Muito simples: ao aprender a usar fórmulas no Excel, você vai estar fazendo com que sua máquina, através do Excel, faça uma infinidade de cálculos por você, quando você quiser e da maneira que quiser.

Basicamente, com as fórmulas vamos dizer ao Excel que tipos de cálculos, operações e tarefas queremos que ele desempenhe para nós, e por nós. Tarefas estas que eram feitas de maneira manual por nós.

Ao começar estudar Fórmulas em nosso Curso de Excel online grátis, você realmente vai ver como Excel pode te ser útil, o tanto que vai facilitar sua vida, tanto pessoal como profissional.


Fórmulas no Excel - Para que servem ?


Agora que já sabemos o que são fórmulas, vamos dar alguns exemplos reais, para você ter uma noção melhor do uso das fórmulas, afinal, nosso curso é tanto teórico quanto prática.


Exemplo de Excel: Média na Escola

Vamos supor que uma professora irá anotar as notas de um aluno em sua planilha no papel.
Ao final, ela tem que fornecer a média das notas de cada aluno, e de cada matéria, para saber se ele passou.
O primeiro passo é somar todas as notas, e depois tirar a média fazendo uma divisão.

No Excel, você poderia ir colocando as notas de cada aluno e usar Fórmulas para fazer com que o Excel vá fazendo a soma, e ao final forneça automaticamente o valor da média, e ainda emitir um comunicado avisando se o aluno foi aprovado ou não.

Fazer na mão, além de ser trabalhoso, os riscos de errar são enormes.
Fornecendo os valores corretos ao Excel, não tem erro: as fórmulas farão todo o trabalho, e sempre de maneira correta.

Exemplo de Excel: Estoque do Mercado

Quem tem um mercadinho precisa ter sua planilhas, onde se anota o que comprou, quantos produtos, por quanto vendeu, se algum se estragou, se muda o valor dos preços etc etc.

Em Excel, você poderá utilizar Fórmulas para fazer este trabalho.
Diga o tanto de produtos, o valor que cada um foi comprado e por quanto vai querer vender.

Quer lucrar 1% a mais? 10% a mais?
Diga para sua planilha, que a fórmula que você aplicou vai te dar a resposta.

Depois é só continuar vendendo, no dia a dia, e após cada venda registrá-la no Excel, que este fará todo o resto pra você.

Exemplo de Excel: Mais usos de Fórmulas

Sem exagero algum, poderíamos passar horas escrevendo páginas e páginas de exemplos do uso das fórmulas no Excel.

Podemos usar fórmulas, por exemplo, para gerar gráficos.
Sabe aqueles gráficos de registro de aumenta, quedas, em formato de pizza, sobre dados econômicos, assuntos acadêmicos etc? Isso tudo pode ser feito em Excel através do uso de fórmulas.

Fórmulas no Excel - O que são, para que servem e onde são usadas - Curso online grátis
Gráficos são feitos usando Fórmulas no Excel


O uso de fórmulas no Excel é feito tanto em Universidades, como em grandes escritórios, empresas, farmácias, lojas, supermercados e por pessoas comuns, para tarefas do dia-a-dia, como controlar seus orçamentos.

Há quem crie planilhas para poupar e investir dinheiro, para fazer desdobramentos e criar maneiras para se jogar nas loterias, etc etc etc.

O uso de fórmulas no Excel é REALMENTE enorme!
Você vai, sem exagero, ter sua vida mudada quando aprender a dominar o uso de fórmulas em nosso Curso de Excel, pois isso te ajudará tanto no campo profissional, como pessoal, pois diversas tarefas que você fazia na mão, você encarregará o Excel de fazer por você!

Interessante, essas fórmulas, não?
Então vamos para o próximo tutorial, dar início aos nossos estudos!

Nenhum comentário: