Função MEDIA() - Como Calcular Média no Excel

Neste tutorial de nosso Curso de Excel, vamos aprender a usar uma das funções mais importantes e usadas no Excel, conhecimento obrigatório para você que deseja ser profissional do Excel, que é a função MEDIA.


Função MEDIA() do Excel - O Que É e Para Que Serve

Quando estudamos a função SOMA para aprender a somar no Excel, vimos como nossas planilhas se tornaram mais poderosas usando fórmulas para calcular qualquer tipo de soma.

Usando os operadores de dois pontos e ponto-e-vírgula, vimos ser possível selecionar qualquer grupo de célula, é até possível somar milhões de células de maneira bem simples.

Agora vamos mais além e vamos aprender como calcular médias.
Para tirar uma média, basicamente somamos os valores e dividimos pelo número de elementos.

Por exemplo, para calcular a média dos números "1" e "2", primeiro somamos: 1+2=3
E em seguida dividimos pelo números de elementos (dois): 3/2 = 1,5

Ou seja, 1,5 é o valor médio, que está ali no meio entre 1 e 2.
E a média de "1", "2" e "3" ? Note que agora temos três valores, então a média é:
(1+2+3)/3 = 6/3 = 2

A média é usada para infindáveis situações, como calcular a média de suas notas, a média de temperatura de uma cidade, a média salarial (na empresa, país etc), média dos aprovados no vestibular e até mesmo quando você vai no barzinho com seus amigos e todos vão rachar a conta, vocês estão calculando uma média.

Mas calcular médias é coisas de leigos, agora você será um profissional de Excel, e vai usar o programar para criar planilhas que façam todo o trabalho por você!
Então, mãos à obra!

Função MEDIA() do Excel - Como Usar

Para usarmos a função MEDIA() no Excel, vamos repetir o que fizemos com a função SOMA().
Ou seja, o nome da função MEDIA e entre parêntesis, colocamos os parâmetros que queremos tirar a média (células, números diretos, etc).

Por exemplo, para calcular a média dos números 1 e 2 fazemos MEDIA(1;2), veja:
Como tirar a média no Excel

Podemos calcular também a média dos números das células A1 até A4 com a fórmula MEDIA(A1:A4) e operador dois pontos : , veja:
Curso de Excel Online Grátis para download com certificado

Exercício Resolvido de Excel

Agora que já aprendemos, vamos colocar em prática nossos conhecimentos!

Vamos supor que você foi contratado por uma escola para criar uma planilha que vai receber o nome de 10 alunos, e a notas de Matemática, Ciências e Português dos alunos.

Os professores devem colocar a nota de cada matéria, de cada aluno, e ao final sua planilha deve fornecer a média de cada aluno, em cada matéria e a média final.

Sua planilha deve ficar parecida com a seguir:
Exercício Resolvido de Excel - Curso Online Grátis

Para calcular a média de cada aluno (colocamos esse resultado na coluna E), basta utilizarmos a função MEDIA() nas colunas B, C e D de cada aluno.
Por exemplo, para o aluno Bruce Dickinson, sua média se encontra na célula E2, e a fórmula usada foi MEDIA(B2:D2).

Vá nessa célula E2, com fórmula e resultado prontos, e dê um control+C. Agora cole nas células E3, E4, ..., E10. Note que estará colando a fórmula, e o Excel automaticamente faz os cálculos para os outros alunos.

Já para calcular a média de cada matéria (a média da sala naquela matéria), precisamos levar em consideração as linhas 2 até a 10, das colunas B, C e D.
Por exemplo, na célula B11 tiramos a média de Matemática da turma com a fórmula MEDIA(B2:B10). Copie essa célula (control+c) e cole (control+v) nas células C11 e D11 e veja o Excel fazendo tudo por você, até reescrever as fórmulas!

Por fim, a média geral, de todos os alunos em todas as provas, nós colocamos na células B12, com a fórmula MEDIA(B2:D10), pois vai levar em conta todas as células das linhas 2 até 10, e das colunas B até a D!

Fantástico esse Excel, não?

Nenhum comentário: