Gráficos no Excel - O Que São, Para Que Servem e Quais os Tipos

Neste tutorial inicial de nossa seção sobre Gráficos no Excel, vamos falar o que são os gráficos, para que servem, onde são usado e os principais tipos.



Gráfico no Excel - O Que É e Para Que Serve

Durantes nossos tutoriais iniciais de nossa apostila de Excel, criamos dezenas de planilhas através dos mais diversos exemplos e exercícios.
Se atentarmos bem, todos os tipos de informação que exibimos foram através de texto e números, ou seja, através de escrita. Notas, preços, salários, médias, idades etc etc.

Porém, a escrita não é a única maneira de se exibir dados, uma outra maneira muito utilizada, e de essencial domínio para todo profissional de Excel, é a utilização de gráficos. Veja alguns exemplos de gráfico nas imagens abaixo:

Tutorial de Gráficos no ExcelComo usar gráficos no Excel

Os gráficos servem para exibir dados, assim como os números, porém de uma maneira bem mais intuitiva e agradável.

Por exemplo,é mais fácil notar que as vendas de uma empresa estão crescendo através de um gráfico em barras que cresce mês após mês, do que por números.

Também é mais simples ver que as ações da bolsa de valores estão caindo quando vemos uma linha em queda, do que analisar números com duas ou três casas decimais.

Tipos de Gráficos no Excel

Como foi dito, gráficos servem para representar dados, valores e diversos tipos de informações através de figuras, imagens mais intuitivas e explicativas, bem mais interessantes e de fácil compreensão que simplesmente números e textos simplesmente.

Obviamente, para poder representar uma gama de informações diferentes, existem diversos tipos de gráficos que são possíveis de serem usados no Excel, e que aprenderemos nos próximos tutoriais de nossa apostila de Excel.

Vamos ver o resumo de alguns desses tipos de gráficos que são possíveis de serem feitos no Excel.

Gráfico em Barra ou de Colunas

Os gráficos em barra são usados quando temos valores pontuais (como o dia da semana, mês do ano, trimestre etc), e queremos saber o valor naquele ponto.
Como fazer gráficos de Barra
No gráfico acima, no primerio trimestre de 2007, ouve 20 mil em vendas.
Já no quarto trimestre de 2008, ganharam mais de 60 mil em vendas.

Gráfico em Linha

O gráfico em linha tem a mesma lógica do gráfico em barra, mas em vez da barrinha ele marca um ponto, depois liga esses ponto (formando linhas):
Veja, no segundo trimestre foi vendido 40 mil para Europa.

Gráfico em Pizza

Usamos o gráfico em pizza quando queremos mostrar valores que fazem parte de um todo.
Esse todo representa o 100%, ou seja, a 'pizza' toda, e dividimos essa pizza nesses valores que compõem o todo:
Curso de Excel Online Grátis Com Certificado e Planilhas para Download
Na imagem acima, o total (ou 100%) são as vendas. Dentre essas vendas, representamos no gráfico de pizza as vendas de sanduíches, saladas, sopa, bebidas e sobremesas.

Gráfico de Área

Em vez de representar ponto a ponto, como no caso dos gráficos de barra e linha, o gráfico de área apresenta informações constantes, cujo valores são representados pela área abaixo da linha:
Como fazer gráficos no Excel

Gráfico de Dispersão XY

Muito usado em âmbito acadêmico, para exibição, comparação e acompanhamento de dados, geralmente resultados experimentais:
Como criar gráficos no Excel

Gráficos de Ações

Como o nome pode sugerir, este tipo de gráfico é muito usado na bolsa de valores, para representar o preço e variação das ações do mercado:
Bolsa de Valores - Ações no Excel

Gráfico de Superfície

Usado para representar um valor que depende de dudas variáveis. Muito usado em mapas topográficos e outra utilidades, por representar três dimensões:
Como fazer gráficos no Excel

Gráfico de Rosca

Como criar gráficos no Excel


Gráfico de Bolhas

Como fazer gráfico de bolhas no Excel


Gráfico de Radar

Como criar gráficos numa planilha do Excel

Nenhum comentário: