Nomes no Excel: Como Usar - Curso Online Grátis

Neste artigo, de nosso Curso de Excel Online Grátis, iremos aprender uma técnica importantíssima, de extrema importância para quem trabalha com Excel, que deixará nossas planilhas mais organizadas, claras e fáceis de serem usadas, são os nomes.


Nome no Excel: O Que É e Para Que Serve

Como o próprio nome sugere, de maneira bem direto, nome em Excel é sim um 'nome', um registro que damos para uma célula, grupo de célula, tabela, fórmula etc. É como se batizássemos alguma coisa, dando um nome para ela.

Vamos supor que você use, diversas vezes, em algum trabalho com planilhas do Excel, a fórmula, que representa a soma de algo (como as vendas de um produto de uma farmácia, por exemplo):
=SOMA(A1:C5) + SOMA(D1:D5)

Porém, é chato, grande e ruim ficar decorando essa fórmula enorme, não é?
Não seria mais fácil se essa fórmula fosse representada de outra maneira, como por um nome?
Que tal 'MediaVendas' ? Você decoraria mais rápido, não é verdade?

Pois é isso que vamos aprender com o estudo dos Nomes, no Excel.











Exemplo de Nomes no Excel

Vamos imaginar um exemplo prático: você foi contratado por uma escola para criar planilhas que irão auxiliar professores.

A média para os alunos passarem em uma matéria é 7,00.
Assim, você cria uma planilha no Excel e usa a função SE para testar se a nota do aluno é maior (aprovado) ou menor (reprovado) que 7,00. O uso da função seria

=SE(A5 >= 7,00 ; Aprovado ; Reprovado)
(supondo que a média de uma matéria esteja na célula A5)

Simples, não?
Como o Excel é extremamente necessário e você é um bom profissional, pois estudou pelo Curso Excel Progressivo, você vai trabalhar por anos e anos nessa escola (profissional de Excel sempre tem emprego garantido).

Então, no decorrer do tempo, você criou centenas de planilhas, para vários professores e com várias utilidades diferentes.

Porém, um belo dia a escola mudou, disse que a média agora vai ser 6,00.
Agora complicou! Você criou centenas de planilhas que usavam o número 7,00 que era a média, agora vai ter que ir de planilha e planilha mudar para 6,00.
Que trabalheira!

Vantagens do uso dos Nomes no Excel

Em vez de usar o número 7,00 vamos definir um nome chamado MediaEscola, que vai ter um valor, que inicialmente é 7,00.

Agora nas funções, você vai usar esse nome 'MediaEscola' em vez de valores numéricos. Essa fórmula, no Excel, ficaria assim:
=SE(A5 >= MediaEscola ; Aprovado ; Reprovado)

Se a diretora mudar o valor da média de 7,00 para 6,00, a única coisa que você tem que alterar é o valor do nome 'MediaEscola'. Uma vez que você muda o valor desse nome para 6,00, a fórmula anterior permanecesse intacta, nas centenas de planilhas que você usou!


Como Usar Nomes no Excel

Ok, chega de papo e vamos colocar a mão na massa, para aprender a usar os nomes nas planilhas, conhecimento de vital importância em nosso Curso de Excel.

Usar Nomes Com Constantes no Excel

Para nosso primeiro exemplo deste tutorial de Excel, reproduza a planilha abaixo:
Curso de Excel online grátis

Agora clique na célula B7, onde tem o valor número 7, que é a média da escola.
Vá no menu "Fórmulas" em seguida procure a seção "Nomes Definidos" e clique em "Definir Nome":
Apostila de Excel para download grátis PDF

Em seguida, vai abrir uma janela para você definir o nome que vai usar.
Escolha "MediaEscola", como a imagem abaixo:
Tutorial de Excel online para iniciantes

Agora vá na célula C2 e insira a seguinte fórmula:
=SE(B2>=MediaEscola; "Aprovado"; "Reprovado")

Faça o mesmo para as células abaixo, o resultado deve ser o seguinte:
Curso de Excel para leigos

Agora faça um teste, e mude o valor de '7' para '5'. Veja o que acontece: automaticamente as células que usam o nome 'MediaEscola' alteram o resultado (todos ficam como Aprovados).

Usar Nomes Com Fórmulas no Excel

Uma outra grande utilidade dos nomes no Excel, que será muito utilizada em nosso curso, é a de nomear nossas próprias fórmulas.

Vamos supor que essa escola dê privilégio para a disciplina de Matemática, onde essa matéria tem peso 2 e as demais matérias tem peso 1. Para calcular a média total de um aluno, usamos a fórmula:
=(2*B2 + B3 + B4 + B5)/5

Coloque essa fórmula na célula B8, clique nessa célula e defina para ela o nome "MediaAluno", igual você fez na seção anterior.

Agora, para a célula C8 fornecer a situação final do aluno (se ele foi aprovado ou não), ela deve comparar a média desse aluno "MediaAluno" com a média da escola "MediaEscola", necessária para ser aprovado.

Fazemos isso inserindo a seguinte fórmula na célula C8:
=SE(MediaAluno>=MediaEscola ; "Aprovado" ; "Reprovado")

O resultado é o seguinte:
Curso de Excel grátis e online

A vantagem do uso dos nomes em Fórmulas no Excel é bem clara, em vez de usarmos a fórmula "=(2*B2 + B3 + B4 + B5)/5", apenas usamos "MediaAluno", bem mais simples de usar e fácil de lembrar.

E caso a escola decida mudar a maneira como é calculada a média de um aluno, você só vai alterar esse valor na célula B8, que automaticamente, em toda planilha ou pasta de trabalho, ela será atualizada sem você precisar fazer mais nada!

Interessante esses nomes, não é?

Nenhum comentário: